Dica 1
Seja claro a respeito do
porquê você estuda inglês. Você precisa para o trabalho? Para ajudar a conseguir um emprego ? Para se comunicar com falantes nativos? Para ajudar você nos estudos?
Dica 2
Qual nível você deseja atingir? Você quer ser bom na compreensão… leitura… escrita…
Dica 3
Tenha uma imagem clara de si quando tiver alcançado a máxima proficiência, ou seja, a tão
sonhada fluência. O que vê? O que você ouve? Como você se sente?
Dica 4
Matricule-se em um bom
curso, se não for possível, crie situações onde você poderá usar o inglês. Procure alguém que lhe dê suporte, pode ser um amigo que domina o idioma ou um professor particular.
Dica 5
Busque oportunidades de aprender e usar o inglês. Fale inglês sempre que puder, ouça rádio e CDs em inglês, leia e escreva em inglês. Se você procurar por oportunidades, você as encontrará.
Dica 6
Anote as palavras e
frases novas em um caderno, fique com ele o tempo todo. Dessa forma você poderá consultar nas horas de folga.
Dica 7
Pratique, pratique e pratique… Há uma
expressão em inglês que diz “Se você não quer esquecer então use”. Isso é verdadeiro em se tratando do aprendizado de um idioma estrangeiro.
Dica 8
Procure um
parceiro de estudos. Procure alguém para estudar com você. Converse com ele(a), envie mensagens em inglês. Encontre parceiros de estudos nos seguintes links:
Msn,
Skype ou
Twitter.
Dica 10
Para concluir, ao iniciar o seu período de estudos, faça a seguinte pergunta. O que eu quero aprender hoje? Ao final dos estudos, pergunte novamente. O que eu aprendi hoje?
Há uma historinha sobre um professor que perguntou aos seus alunos “vocês sabem que estão melhorando no inglês quando você fala, pensa e
sonha em inglês”. Um dia um estudante entrou na sala de aula muito animado e disse professor… professor. “Eu sonhei em inglês na noite passada”. O professor disse “Isso é maravilhoso, sobre o que você sonhou?”. O estudante então disse “Eu não sei, estava em inglês”. ;-)
Autor das dicas: Alessandro, analista de sistemas e coordenador do English Experts, estudante autodidata, aprendeu inglês por conta própria via Internet.